Senac

Departamento Nacional

Nossa Ouvidoria foi criada para promover a melhoria contínua dos serviços prestados pelo Senac. Tendo como base a transparência e a gestão participativa, sua principal missão é abrir um canal de comunicação direto com os clientes para o recebimento de reclamações, sugestões e denúncias.

Quando utilizar a Ouvidoria?

Você pode acionar a Ouvidoria após ter sido atendido em qualquer órgão do Departamento Nacional ou demais canais de atendimento disponíveis, caso queira se manifestar a respeito do atendimento prestado.

Como posso me manifestar?

Há diferentes tipos de manifestação. Veja qual deles é mais adequado à sua necessidade:

  • Denúncia: manifestação que contenha fatos ou acusações contra ato, pessoa ou órgão que descumpra ou não respeite norma jurídica ou procedimento legal que deveria seguir ou que cause prejuízo/dano ao patrimônio do Senac. Para que uma denúncia seja aceita, ela deve ser acompanhada das seguintes informações: identificação da pessoa denunciada (indicação de CNPJ ou CPF, se possível); nome do órgão no qual ocorre a irregularidade e descrição da irregularidade com fundamentação mínima capaz de permitir a apuração. A denúncia anônima será aceita e processada, porém não se constituirá prova ou indício isolado, sendo necessária investigação.
  • Reclamação: manifestação que apresente queixa, desagrado ou protesto a respeito de qualquer serviço prestado, ação ou omissão do Senac e/ou de seus empregados.
  • Elogio: demonstração de satisfação ou agradecimento por serviço prestado pelo Senac.
  • Solicitação: manifestação que, embora possa indicar insatisfação quanto a atendimento realizado, contenha pedido de atendimento ou acesso a ações promovidas pelo Senac.
  • Sugestão: mensagem que apresente propostas de ações voltadas para a melhoria dos serviços prestados pelo Senac.
Quem é o(a) ouvidor(a)?

O(A) ouvidor(a) é profissional especialmente capacitado(a) para atuar com imparcialidade, integridade e transparência na defesa dos interesses dos clientes do Senac. Cabe a esse(a) profissional o papel de intermediar e facilitar a relação entre os clientes e o Departamento Nacional.

Como a Ouvidoria atua?

A Ouvidoria atua em três momentos. Primeiramente, recebe, analisa e encaminha as manifestações dos clientes aos setores do Departamento Nacional responsáveis pelo assunto apresentado. Em seguida, acompanha as providências adotadas, cobra soluções e mantém os clientes informados sobre o resultado ou a conclusão de suas manifestações. Por fim, a Ouvidoria elabora relatórios sobre atendimentos, resultados e avaliações dos clientes, de modo a subsidiar os gestores na tomada de decisões.

Para enviar sua manifestação, preencha o formulário abaixo, fornecendo informações verdadeiras, exatas e atuais, para que possamos atender com agilidade e eficácia.