Senac

Departamento Nacional

Ao longo de sua trajetória, o Senac adquiriu importante experiência na promoção de eventos de educação profissional, cuja finalidade é apresentar ao grande público e, em especial, ao empresariado, a qualidade das suas ações educacionais, em sintonia com as necessidades do mercado de trabalho do Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Após participar de quatro edições da Olimpíada do Conhecimento, em parceria com o Senai (em 2008, 2010, 2012 e 2014), o Departamento Nacional realizou, em 2016, a primeira edição das Competições Senac de Educação Profissional, exclusivamente voltadas para atividades do comércio. A experiência fomentou o intercâmbio e o compartilhamento de informações entre os Departamentos Regionais, subsidiando-os nos processos de avaliação e análise das condições educacionais oferecidas com vistas ao aprimoramento constante das competências comuns a todo o Senac.

As Competições Senac são realizadas (com etapas regionais e nacional) em quatro ocupações profissionais: Cabeleireiro, Cozinha, Serviço de Restaurante e Cuidados de Saúde e Apoio Social. Essas ocupações foram escolhidas por alcançarem grande reconhecimento e visibilidade institucional, representarem um volume expressivo de matrículas em todo Senac e ainda apresentarem potencial de atrair novos alunos.

Os objetivos são:

  • valorizar a ação educacional do Senac por meio de competições entre alunos dos Departamentos Regionais, considerando ocupações que representam importantes segmentos de atuação da Instituição;
  • estimular a representatividade dos Departamentos Regionais do Senac em competições Nacionais e Internacionais e revelar talentos formados pela instituição;
  • estabelecer processo de gestão compartilhada entre os Departamentos Regionais do Senac, proporcionando transferência de conhecimento e autonomia aos Regionais na realização de eventos da mesma natureza;
  • favorecer a disseminação e a incorporação de novas técnicas por parte de docentes e alunos, equalizando os processos educacionais, especialmente com relação à avaliação de competências.

As Competições Senac oferecem ainda a possibilidade de identificar talentos aptos a participar do processo de preparação que define os representantes do Brasil na WorldSkills, que é a mais importante competição mundial de educação profissional.

         

Veja também

Worldskills

Competição mundial de educação profissional