Senac

Departamento Nacional

Desde 2014, o Senac utiliza os Fóruns Setoriais como metodologia de escuta do mercado. Integrados por representantes de empresas, associações de referência, sindicatos patronais e de trabalhadores, meio acadêmico, instituições de pesquisa, ciência e tecnologia, além de especialistas do próprio Senac, esses fóruns debatem, sob diferentes perspectivas, a realidade das ocupações do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

A partir do levantamento e da sistematização das informações funcionais, é possível descrever detalhadamente cada ocupação, além de identificar demandas, tendências e inovações relacionadas a um determinado setor produtivo.

Os resultados dessas discussões são sistematizados no Mapa Funcional do Segmento, documento que organiza os resultados do diálogo entre o Senac e o mundo do trabalho, apresentando os fazeres próprios de cada profissional, bem como aqueles comuns a mais de uma ocupação. Além disso, a partir dos debates promovidos no Fórum, elabora-se também uma representação gráfica que apresenta possíveis itinerários formativos Senac para atendimento ao segmento em estudo.

As informações obtidas nos Fóruns Setoriais aproximam o Senac das demandas do mundo do trabalho e da sociedade. Esses debates fornecem insumos importantes para a construção de itinerários formativos alinhados às expectativas do mercado, além de constituir um importante material para elaboração de cursos e ações educacionais.