Senac

Departamento Nacional

Realizado em Brasília, de 26 a 28 de abril de 2017,  o Fórum Setorial do Comércio reuniu representantes do Departamento Nacional do Senac, de oito Departamentos Regionais (Acre, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina,  São Paulo e Minas Gerais), além de 18 empresas e três organizações representativas do segmento.

Divididos em quatro mesas temáticas, os participantes analisaram 56 ocupações, selecionadas com base no portfólio do Senac, no número de ofertas em escala nacional e nos dados do mundo do trabalho. O objetivo era traçar um panorama do Comércio, a partir da identificação das funções dos diversos perfis ocupacionais do segmento.

Cada ocupação analisada gerou uma ficha que contém, entre outras informações, suas inter-relações com outras ocupações, os conhecimentos e comportamentos requeridos, a infraestrutura para o desenvolvimento das funções e as futuras demandas. Consolidado, o trabalho originou o Mapa Funcional do Comércio e a Representação Gráfica do Mapa, com as principais demandas de formação profissional do setor.

Confira abaixo o resultado de cada uma das quatro mesas temáticas do Fórum Setorial do Comércio: