Senac

Departamento Nacional

O Fórum Setorial do Segmento Gastronomia foi realizado em Fortaleza (CE), de 17 a 20 de outubro de 2017. Estiveram presentes representantes do Departamento Nacional do Senac, os Departamentos Regionais de Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, 21 empresas e nove instituições e órgãos reguladores do segmento.

O evento reuniu profissionais e empresários da Gastronomia de todo o Brasil, representantes de associações, federações, órgãos públicos e privados, além de especialistas em Educação Profissional do Senac, para um debate estruturado sobre as tendências e as transformações do segmento e seus impactos na formação de profissionais.

Em cinco mesas temáticas, os participantes analisaram 175 funções do segmento de gastronomia, distribuídas em 41 ocupações, selecionadas com base no portfólio do Senac, no número de matrículas em escala nacional e em dados do mundo do trabalho. O objetivo foi traçar um panorama da Gastronomia a partir da identificação das funções dos seus diversos perfis ocupacionais.

A escuta ativa do mercado possibilitou uma ampla análise das funções por ocupação, no nível do detalhamento dos conhecimentos e comportamentos destacados de cada um dos profissionais e os temas específicos para sua formação continuada. O trabalho consolidado originou o Mapa Funcional da Gastronomia, instrumento que permitirá revisar o portfólio de cursos e itinerários formativos da instituição, de modo a manter a qualidade do atendimento prestado pelo Senac ao Segmento.

O Mapa é composto pelas representações gráficas – Perspectiva de oferta Senac para o Segmento e Mapa de funções por ocupação – e pelas fichas de ocupação, listadas abaixo por mesa temática:

Preparação de alimentos cozinha

Nesta mesa, foram analisadas ocupações abaixo com suas respectivas funções:

  1. Auxiliar de cozinha
  2. Chapista/Chapeiro
  3. Churrasqueiro
  4. Cozinheiro
  5. Masseiro
  6. Sushiman
Preparação de produtos de confeitaria e padaria

Nesta mesa, foram analisadas ocupações abaixo com suas respectivas funções:

  1. Auxiliar de confeitaria
  2. Auxiliar de padaria
  3. Confeiteiro
  4. Padeiro
  5. Pízzaiolo
  6. Salgadeiro
  7. Sorveteiro
Preparação de bebidas e harmonização de bebidas com alimentos
Serviços de alimentos e bebidas

Nesta mesa, foram analisadas ocupações abaixo com suas respectivas funções:

  1. Atendente de lanchonete
  2. Auxiliar de Garçom/Cumim
  3. Copeiro
  4. Garçom
  5. Gerente de restaurante
  6. Hostess
  7. Maitre