Senac

Departamento Nacional

O Fórum Setorial do Segmento Saúde foi realizado em Porto Alegre, de 9 a 11 de agosto de 2017. Contou com a participação de representantes do Departamento Nacional do Senac, seis Departamentos Regionais (Goiás, Ceará, Tocantins, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina), 17 empresas, um consultor especialista e oito organizações representativas do segmento.

O evento reuniu profissionais e empresários da Saúde de todo o Brasil, representantes de conselhos profissionais, associações, órgãos públicos e privados, além de especialistas em Educação Profissional do Senac, para um debate estruturado sobre as tendências e as transformações do segmento e seus impactos na formação de profissionais.

Divididos em cinco mesas temáticas, os participantes analisaram 36 ocupações, selecionadas com base no portfólio do Senac, no número de matrículas em escala nacional e em dados do mundo do trabalho. O objetivo foi traçar um panorama da Saúde a partir da identificação das funções dos seus diversos perfis ocupacionais.

A escuta ativa do mercado gerou a análise das ocupações por meio de fichas que contêm, entre outras informações, suas inter-relações com outras ocupações, os conhecimentos e comportamentos requeridos de cada um dos profissionais, a infraestrutura para o desenvolvimento das funções e as futuras demandas. O trabalho consolidado origina o Mapa Funcional da Saúde, instrumento importante que permitirá revisar nosso portfólio de cursos e itinerários formativos.

O documento estará disponível em breve nesta página.