Senac

Departamento Nacional

A educação profissional do Senac se desenvolve por meio de cursos, programas e ações extensivas que se organizam por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos.

Para a boa organização da educação profissional na Instituição, o Departamento Nacional do Senac desenvolveu importantes ferramentas: o Catálogo Nacional de Cursos Senac e o Cadastro Nacional de Cursos do Senac, que contribuem para orientar e planejar a oferta de cursos e programas educacionais, nas modalidades presenciais e a distância, de todos os Departamentos Regionais.

Baseado na metodologia de desenvolvimento de competências, a organização curricular dos cursos e programas de educação profissional ofertados pela Instituição, alinham os perfis profissionais de conclusão dos cursos as demandas do mundo do trabalho.

A oferta de educação profissional no Senac abrange os cursos de:

  • Formação Inicial e Continuada: de livre oferta, por terem programas flexíveis, ampliam e democratizam as oportunidades de profissionalização, respondendo às variadas demandas socioeconômicas. Destinam-se a pessoas com diferentes níveis de escolaridade e objetivam a constituição ou o aprimoramento de competências para a vida produtiva e social.
  • Educação Profissional Técnica de Nível Médio: formação voltada especificamente para pessoas egressas ou que estejam cursando o ensino médio. Objetiva o desenvolvimento de competências para o exercício de profissões técnicas de nível médio e amplia a formação geral do educando. Estes cursos podem ser estruturados e organizados segundo itinerários formativos.
  • Educação Profissional Tecnológica: a educação superior no Senac considera a pesquisa como princípio pedagógico essencial em todo o processo educacional. Abrange tanto os cursos e programas de graduação como de pós-graduação e extensão.

Veja também

Modelo Pedagógico

Garantia de qualidade na educação profissional

O Departamento Nacional

Suas atribuições, responsabilidades e organização