Senac

Departamento Nacional

Desde sua criação, o Senac tem o compromisso de oferecer Programas de Aprendizagem Profissional Comercial destinados a jovens na faixa dos 14 aos 24 anos de idade*, encaminhados pelas empresas do Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Compete ao Departamento Nacional do Senac apoiar os Departamentos Regionais no cumprimento desse compromisso histórico, fomentando investimentos em infraestrutura e equipamentos nos estados, e desenvolvendo, em colaboração com os Regionais, as diretrizes do Programa.

O Programa de Aprendizagem do Senac contempla um conjunto de ocupações, propiciando aos aprendizes competências voltadas à profissionalização e à cidadania, a partir da compreensão das características do mundo do trabalho e de seus fundamentos técnico-científicos.

A jornada de trabalho do jovem aprendiz compreende tanto as horas destinadas à formação educacional – cumpridas nas unidades educacionais do Senac – como a prática profissional – desenvolvida diretamente na empresa contratante.

Ao fazerem parte desse programa, os empregadores, além de cumprirem a legislação como contratantes de aprendizes, assumem papel de parceiros da ação educativa, atuando no processo de inserção dos jovens brasileiros.

* A idade máxima de 24 anos, porém, não se aplica a aprendizes com deficiência

Veja também

Modelo Pedagógico

Garantia de qualidade na educação profissional

Gratuidades

Qualificação para pessoas de baixa renda