Senac

Departamento Nacional

O Departamento Nacional do Senac mantém uma estrutura operacional dedicada especialmente à área de Gastronomia, formada por espaços que atendem com excelência seus clientes e, ao mesmo tempo, formam profissionais qualificados para o mundo do trabalho.

O programa Senac Gastronomia contempla duas ações distintas e complementares: a administração de empresas pedagógicas em Brasília e no Rio de Janeiro (localizadas na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e nos prédios da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e a operacionalização do Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia, também na capital federal.

Programa Do Rural à Mesa
Fruto da parceria do Departamento Nacional do Senac com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o programa Do Rural à Mesa envolve grupos de produtores rurais, profissionais e alunos que preparam as refeições nos restaurantes e lanchonetes-escolas do Senac em Brasília (DF). Oferece aos agricultores uma visão mais ampla sobre o destino de seus produtos, além de conhecimento técnico para melhorar a qualidade da sua produção, proporcionando uma renda maior. Alunos e instrutores, por sua vez, têm a oportunidade de conhecer a origem dos insumos que chegam às empresas pedagógicas da Instituição, o que contribui para a excelência da sua formação.

Semana da Gastronomia Regional
Conquistar paladares, disseminar conhecimento e promover a capacitação de profissionais e alunos são os principais objetivos das Semanas de Gastronomia Regional, que desde 2013 apresentam menus especiais nas empresas pedagógicas que integram o Senac Gastronomia. Chefs-instrutores do Senac em cada Departamento Regional produzem e oferecem ao público pratos típicos de seu estado. Também promovem aulas-show em que o preparo de cada prato se transforma em um saboroso espetáculo. O principal objetivo é valorizar a diversidade da culinária brasileira, possibilitando o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas entre profissionais de diferentes regiões do País, bem como o desenvolvimento cada vez maior de competências dos alunos, ressaltando a expertise do Senac nesse segmento.

Programa Ecos
Nas empresas pedagógicas do Senac Gastronomia, o Programa Ecos de Sustentabilidade CNC-Sesc-Senac leva em conta as especificidades desses espaços, particularmente no que diz respeito ao gerenciamento de resíduos sólidos (papéis, metais, plásticos, vidros e restos de alimentos). Às ações de sustentabilidade desenvolvidas pelo Departamento Nacional somam-se ainda as iniciativas próprias dos espaços onde estão situadas as empresas pedagógicas. A Câmara dos Deputados, por exemplo, mantém o Comitê de Gestão Socioambiental EcoCâmara, o qual demanda das empresas parceiras a execução de um Plano de Gerenciamento de Resíduos.

Se você tem dúvidas, comentários ou sugestões sobre o Senac Gastronomia, escreva para senacgastronomia@senac.br.

Veja também

Modelo Pedagógico

Garantia de qualidade na educação profissional

O Departamento Nacional

Suas atribuições, responsabilidades e organização