Senac

Departamento Nacional

O Senac entende as parcerias e os acordos de cooperação como mecanismos importantes para ampliar o diálogo com o setor produtivo e potencializar os resultados das ações de educação profissional que desenvolve.

O Departamento Nacional estabelece parcerias de âmbito educacional – no Brasil e no exterior – com instituições de reconhecida expertise em seus campos de atuação, a fim de viabilizar a realização de oficinas e seminários (presenciais ou a distância) de capacitação e aperfeiçoamento de docentes e técnicos de todo o País.

O reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido pelo Senac na educação profissional também ultrapassa as fronteiras e permite consolidar parcerias expressivas com organizações públicas e privadas internacionais.

Conheça algumas delas:

Ministério Público do Trabalho

Termo de cooperação firmado em 2002 com o Ministério Público do Trabalho visa à promoção de formação profissional do trabalhador no comércio, e parte desse público é constituído de adolescentes com idade na faixa dos 14 aos 18 anos (no âmbito do Programa de Aprendizagem Profissional Comercial).

Câmara dos Deputados e Senado Federal

Acordos de cooperação assinados em 2008 têm como objeto a implantação de empresas pedagógicas nos espaços gastronômicos da Câmara dos Deputados e no Senado Federal (no âmbito do Senac Gastronomia), com vistas ao desenvolvimento de atividades que promovam desenvolvimentos profissional, social e cultural no âmbito do Congresso Nacional.

Organização Mundial do Turismo/OMT

O Senac é membro filiado do Conselho Empresarial da Organização Mundial do Turismo (OMT). Vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), o órgão tem por objetivo estimular o crescimento econômico e a criação de empregos no setor, incentivando a proteção do meio-ambiente e do patrimônio dos destinos dos turistas, além de promover a paz e o entendimento entre as nações. Para o Senac, essa parceria representa a participação em foro internacional para a discussão de questões estruturantes da política turística e uma fonte de conhecimentos especializados no setor.

Cinterfor/OIT

Como um dos fundadores do Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento em Formação Profissional (Cinterfor), órgão da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Departamento Nacional do Senac objetiva, com essa parceria, favorecer a troca de experiências e conhecimentos de nações diversas sobre os desafios e tendência da educação profissional.

ECTI – Professionnels Seniors/Voluntários Sêniores

Está em vigor desde 2013 convênio firmado com a ECTI, associação sem fins lucrativos, com sede na França, formada por experts em várias áreas de atividades econômicas que se dispõem à participação voluntária em missões técnicas internacionais. O convênio destina-se à transferência de conhecimentos, metodologias e tecnologias inovadoras em educação profissional para as equipes técnicas dos Departamentos Nacional e Regionais.

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)

Protocolo de intenções assinado por Senac e Senar em 2015 visa à mútua colaboração para execução do projeto Programa Do Rural à Mesa, que estabelece arranjos produtivos sociais e comerciais envolvendo grupos de produtores rurais, clientes, docentes e alunos das empresas pedagógicas do Senac. Com essa iniciativa, as duas instituições fomentam a qualidade entre pequenos agricultores e promovem a conscientização dos estudantes de Gastronomia sobre a importância da segurança alimentar.

Servicio Nacional de Aprendizaje (Sena)

Convênio de cooperação internacional assinado em 2015 com a entidade de educação profissional colombiana, o Sena, busca o incremento da formação profissional no Brasil e na Colômbia por meio do intercâmbio de conhecimentos e de boas práticas nos processos educativos e de serviços tecnológicos.

ABRH

Voltada a disseminação de conhecimento do mundo do trabalho visando desenvolver pessoas e organizações, a ABRH Nacional formalizou parceria com o Departamento Nacional em 2016 com o objetivo de estimular a formação de parcerias e ações conjuntas, a nível nacional e/ou regional, com vistas ao intercâmbio técnico, à troca de informações e experiências, ao desenvolvimento de pesquisas e estudos, e à promoção de ações integradas.

Veja também

Transparência

Informação completa sobre orçamento e finanças

O Departamento Nacional

Suas atribuições, responsabilidades e organização