Senac

Departamento Nacional

14/09/2020

Descobertas para a Educação Profissional

Descobertas para a educação profissionalA edição de maio a agosto do Boletim Técnico do Senac (BTS) está no ar com novos artigos inéditos de renomados pesquisadores do Brasil e do exterior. As descobertas da Educação Profissional na atualidade indicam tendências para o mundo do trabalho e para a educação em geral.

No último quadrimestre, esteve em alta entre os docentes a atenção ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais com alunos de todos os níveis de ensino. Veja, por exemplo, a entrevista de Anderson Córdova Pena, da Gerência de Desenvolvimento Educacional do Senac, com Ricardo Primi e Giseli Alves, do eduLab21, Laboratório de Ciências para a Educação do Instituto Ayrton Senna.

Ou ainda o artigo A estética de Lukács: contribuições ao currículo das “ciências duras”, de Patricia Murara Stryhalski, Gesiele Reis, Zemilda do Carmo Weber do Nacimento dos Santos e Verônica Gesser.

As habilidades em comunicação do tutor para a produtividade na educação a distância e dos técnicos em enfermagem para a qualidade do atendimento em saúde também ganham investigações empíricas. Ambas dão alento às questões mais pungentes do momento, devido ao contexto de pandemia e adequação ao ensino remoto.

No mais, a revista conta com a professora emérita mundialmente conhecida Liv Mjelde, da Noruega, fazendo a retomada histórica da pedagogia das profissionais no mundo. No Brasil, a história da gestão dos institutos federais tem artigo de Geraldo Coelho Oliveira Júnior, servidor do Ministério da Educação.

A resenha de Jarbas Novelino Barato continua imperdível, abordando como os meios de comunicação de massa e a mídia podem tornar (ou não) a educação mais divertida.

O BTS está com inscrições abertas para a submissão de novos artigos. Acesse www.bts.senac.br.

Ver todas +