Senac

Departamento Nacional

27/02/2019

Livros de gastronomia do Senac entre os melhores do mundo

expertise do Senac em gastronomia está conquistando o mundo. A Instituição acaba de ganhar o prêmio Gourmand, edição Brasil 2018, e concorre com oito títulos ao Gourmand World Cookbook Awards 2019. Trata-se da principal premiação mundial de literatura especializada em gastronomia e vinhos.

O Gourmand World Cookbook Awards foi criado em 1995 e é realizado em duas fases. Na primeira, concorrem apenas livros da mesma nacionalidade. Na fase seguinte, os vencedores concorrem ao Best of the World, que envolve 215 países. Os prêmios aos melhores do mundo serão entregues em diferentes momentos ao longo deste ano.

Todos os títulos do Senac em disputa têm o selo do centro editorial Senac São Paulo. São eles: Cachaca: história, gastronomia e turismo, de Jairo Martins; Na mesa da baiana: receitas, histórias e temperos, de Tereza Paim e Sonia Robatto; Cozinha a quatro mãos e Comida de bebê, de Rita Lobo; Comida cheia de história, de Patricia Ferraz; Manual Prático de Cozinha, Manual Prático de Confeitaria e Manual Prático de Panificação.

Desde 2001, o centro editorial Senac São Paulo vem participando da premiação. Já conquistou mais de 75 prêmios e é o maior vencedor brasileiro. Em 2017, o livro Confeitaria Escalafobética | Sobremesas explicadas tim-tim por tim-tim conquistou o primeiro lugar na categoria Confeitaria. E Cerveja com Design foi agraciado na categoria Livro sobre Cerveja.

DN na disputa 

Dos livros finalistas na premiação internacional, três foram produzidos pelo Senac Gastronomia, programa do Departamento Nacional: os Manuais Práticos de Panificação, de Confeitaria e de Cozinha. O Manual Prático de Panificação traz mais de 90 receitas. São pães de diversas regiões do Brasil e de países das Américas, Europa e Ásia. No Manual Prático de Cozinha, são apresentadas técnicas de alta gastronomia. Também são detalhados os métodos de preparo de maneira didática, utilizando rico material ilustrado como apoio. E o Manual Prático de Confeitaria apresenta os ingredientes e suas funções, decoração de tortas, doces, tipos de massas etc.

As três obras são voltadas tanto para a prática profissional como para pessoas interessadas em se aprofundar em técnicas, receitas e métodos de preparo dos alimentos. “Qualquer pessoa interessada pelo tema consegue desenvolver as receitas apresentadas”, diz Fábio Fiori, supervisor pedagógico do Senac Gastronomia e um dos autores do livro de Confeitaria.

Ver todas +