Senac

Departamento Nacional

20/05/2019

WorldSkills 2019: time reunido

Emoção, carinho, trocas, oportunidade de autoconhecimento e de estreitar contatos. Fortalecimento da autoestima e do conceito de equipe. Assim foi o Encontro Comportamental da Delegação Senac, realizado no Departamento Nacional do Senac, em 15 e 16 de maio, com os representantes que participarão da WorldSkills 2019. Aquela que é considerada a maior competição de educação profissional do planeta será realizada em Kazan, na Rússia, de 22 a 27 de agosto. Mais de 1.600 competidores de cerca de 60 países vão disputar medalhas em 56 ocupações.

Nesta edição, o Senac vai mostrar seus talentos e suas competências em sete ocupações, com representações dos seguintes Departamentos Regionais: Cuidados de Saúde e Apoio Social (com a competidora Miriam da Silva e apoio da expert Elisângela de Almeida, do DR MG); Recepção de Hotel (Paula Senna e a expert Angélica Furtado, do DR RJ); Serviço de Restaurante (Gustavo Almeida, do DR RN, e o expert André de Souza, do DR ES); Cozinha (Sofia Lerner e a expert Ana Loureiro, do DR RS); Cabeleireiro (Bruna da Silva Rúpolo e o expert Bayard Neto, do DR RS); Estética e Bem-estar (Isadora Berti e a expert Cristine Bittencourt, do DR SC); e Florista (Jessica de Campos, do DR SC, e o expert Tanus Saab).

“Este é um momento único. É a primeira vez que a delegação completa vem ao Departamento Nacional conhecer a equipe e as engrenagens envolvidas neste projeto, que é sensacional!”, comemorou a Diretora de Educação Profissional do Departamento Nacional, Anna Beatriz Waehneldt. Ela lembrou ainda que o Senac nunca participou de tantas ocupações como agora. A poucas semanas da competição internacional, a contagem regressiva já foi acionada. “Estar íntegro nesse processo, sem ansiedade, cada um tendo a certeza de que está fazendo o seu melhor, é o mais importante”, complementou.

Rotina de treinos

Desde que foram divulgados os resultados das seletivas, em março, esses competidores vêm participando de intensa rotina de treinamentos, com especialistas, para aperfeiçoarem suas habilidades técnicas, físicas e comportamentais. Assim, vão se preparando para ter seu desempenho avaliado por uma bancada internacional, composta por docentes e profissionais de mercado.

O Encontro Comportamental veio complementar esse treinamento. Com a condução do especialista comportamental Lucas Rosito e sua assistente, Marina Bertotto, o objetivo do encontro foi reforçar os laços e a identidade do grupo. Por isso, além de reuniões, contou com atividades lúdicas e interativas.

O evento foi organizado pela Gerência de Educação Corporativa e teve a participação da Gerente Danielle Lordello; da líder de projeto, Thais Brasil; e das técnicas Cleide Sant’Anna, Érica Catanho e Vanessa Nascimento. “É fundamental fortalecermos o sentimento de pertencimento ao Senac. Cada integrante da delegação precisa ter essa noção do todo, conhecendo os demais profissionais envolvidos na realização do projeto”, explicou Danielle Lordello, deixando como estímulo para o grupo o seguinte desafio: “Precisamos ter consciência de que, na WorldSkills, representamos a melhor Instituição de Educação Profissional do Brasil nas nossas ocupações. Essa é a nossa responsabilidade”, finalizou.

Fotos: Vivian Fernandez  e Maurício Pingo

Ver todas +