Senac

Departamento Nacional

 

Lançado em 1974, o Boletim Técnico do Senac (BTS) apresenta ideias inovadoras e debates importantes sobre educação e mercado de trabalho. Com periodicidade quadrimestral, conta com a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros que assinam artigos com reflexões indispensáveis para quem trabalha com educação profissional.

Em 2016, o BTS lançou sua versão digital na plataforma mundial de periódicos científicos Open Journal Systems (OJS), com acesso pelo link www.bts.senac.br.

Volume 43 – Número 2
maio/agosto 2017

Boletim Completo Flipbook– (Versão Flipbook)

Boletim Completo PDF – (Versão PDF)

Editorial

Artigos
Manuais escolares: dispositivos pedagógico-ideológicos em áreas rurais
Ada Augusta Celestino Bezerra, Justino Pereira de Magalhães, George Emmanuel do Nascimento Araújo, Iara Melo dos Santos

Uma abordagem da matemática comercial e financeira na perspectiva da metodologia do desenvolvimento de competências: contribuições do Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional do Senac no Amapá
Idomar Sá Gonçalves, Marcione dos Santos Sá, Orleans Silva Sousa

Formação de professores da educação profissional e tecnológica: caracterização e dilemas
Patricia Murara Stryhalski, Verônica Gesser

Competências profissionais em Gestão da Qualidade: percepção de discentes de uma instituição de ensino superior particular situada em Belo Horizonte
Valéria Rezende Freitas Barros, Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo

O tempo social e a história do tempo da formação profissional: pesquisa na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
Marcelo Lima

Caracterização da integração ensino e serviço: dizeres de docentes, discentes e enfermeiros
Ariane Gonçalves de Oliveira, Alisson Araújo, Liliane da Consolação Campos Ribeiro

A LDBEN e a educação básica em tempo integral: uma lacuna conceitual
Willie Anne Martins da Silva Provin, Vanessa Rita Barazzetti, Sirley Terezinha Filipak

A inserção do ensino de Arquitetura e Urbanismo na prática social
Mônica Manso Villela, Lucília Regina de Souza Machado

O processo de inclusão de alunos com deficiência no interior de São Paulo: entre professores de Educação Física e polivalentes
Érica Fernanda da Conceição Oliveira, João Carlos Pereira de Moraes

Entrevista
Base Nacional Comum Curricular – debates e movimentos
Francisco Aparecido Cordão

Resenha
Muito além da razão
Roberta Barni

Veja também

Revista do Senac

Conheça a atuação do Senac em todo o Brasil

Senac.DOC

Informação e conhecimento sobre biblioteconomia