Senac

Departamento Nacional

Com periodicidade anual, a Senac.DOC – revista de informação e conhecimento é voltada para profissionais das áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação e Arquivologia. Seu objetivo é estimular a reflexão e a produção intelectual, consolidando-se como ferramenta de acesso ao conhecimento produzido pelos técnicos e gestores da Rede de Bibliotecas do Senac em todo o País, bem como por especialistas convidados. Composta de artigos, reportagem e entrevista, procura contribuir para a divulgação das transformações que ocorrem na área.

Em 2017, a Senac.DOC lançou sua versão digital no portal de publicações acadêmicas SEER/Ibict, com acesso pelo link www.senacdoc.senac.br.

v. 5, n. 1, 2018

Fruto de ação colaborativa dos Bibliotecários do Senac nos estados de AL, PR, PE, RS, SC e SP, a quinta edição  da Senac.DOC apresenta artigos que tratam de assuntos como: o papel das bibliotecas no universo das tecnologias de informação e comunicação, e  a convergência das bibliotecas com as novas práticas educativas. A edição apresenta, também, textos que reforçam práticas sobre formação de leitores a partir de ações culturais, como as feiras de livros e a exposição do acervo de Ney Matogrosso na Modateca do Senac SP. Traz, ainda, entrevista com a coordenadora da Rede de Bibliotecas do DR PE e reportagem sobre a Rede de Bibliotecas do DR SC. Acesse e mergulhe no universo da ciência da informação e do conhecimento!

Versão PDF e Versão Flipbook

v. 4, n. 1, 2017

Neste quarto ano da Senac.DOC, o Departamento Nacional lança sua versão eletrônica. A publicação amplia seus horizontes, chegando ao Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), plataforma acessada por universidades e institutos de pesquisa nacionais e internacionais. A edição traz artigos relacionados a ações inovadoras resultantes da influência das mídias sociais, das novas tecnologias e da internet. E a revista traz, ainda, artigos específicos da área de Gestão da Informação, além de Entrevista, Reportagem e Resenha.

Versão PDF e Versão Flipbook

v. 3, n. 1, 2016

A terceira edição da revista Senac.DOC apresenta artigos sobre desenvolvimento de competências e Sistemas Integrados de Bibliotecas, dentre outros assuntos, resultantes da colaboração de bibliotecários do Senac no Amazonas, na Bahia, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, em São Paulo e do Departamento Nacional. A seção Reportagem apresenta a Biblioteca João Lázaro Ferreira, da Faculdade de Tecnologia Senac em Goiás, e a seção Debate discute a importância do acervo imagético para preservação da memória institucional. Na seção Quem é Quem, depoimentos de bibliotecárias do Senac em Minas Gerais e no Tocantins. A resenha desta edição apresenta o livro Olhares sobre a atuação do profissional da Ciência da Informação.

Clique para ler esta edição.

v. 2, n. 1, 2015

Este segundo número da publicação Senac.Doc Revista de informação e conhecimento destaca a importância das parcerias e alianças estratégicas entre as Unidades de Informação – a partir de resultados de estudo realizado no Rio Grande do Norte; o projeto inovador Modateca, um espaço de pesquisa e memória em São Paulo; bem como discorre sobre a política de desenvolvimento de coleções, com base em pesquisa realizada em Santa Catarina. Além disso, traz reportagem sobre a Biblioteca do Centro Universitário Senac Santo Amaro, em São Paulo, que está completando 10 anos. Por fim, a seção Debate traz à tona um tema polêmico: o acesso livre à informação.

Clique para ler esta edição.

v. 1, n. 1, 2014

Em seu número de estreia, as Boas Práticas são o mote que permeia os artigos da publicação Senac.Doc Revista de informação e conhecimento. As contribuições vêm de profissionais de Bibliotecas da Instituição Brasil afora, que relatam experiências exemplares desenvolvidas nas Unidades de Informação sobre os seguintes temas: biblioteca como ambiente pedagógico (de AM e ES); uma experiência olfativa (DF); planejamento estratégico e parceria (RN); leitura e formação do leitor (SC); e inclusão de novos suportes (SP). Além dos artigos, a edição traz também debate sobre a importância dos e-books e entrevista com Fátima Duarte, responsável pelo Centro de Conhecimento e Informação do Senac em Salvador.

Clique para ler esta edição.

Veja também

BTS

Ideias e reflexões sobre educação profissional

Senac Ambiental

Reportagens exclusivas sobre sustentabilidade